Salto Alto e Rasteirinha, os vilões dos pés e dos tornozelos

Salto Alto e Rasteirinha, os vilões dos pés e dos tornozelos
Eles são à base do nosso corpo e sofrem o impacto diário de nossas atividades. Saiba quais os cuidados que você deve ter com os pés e os problemas causados pelo salto alto e pela rasteirinha. Dr. Julio César Falaschi Costa, Diretor da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, alerta sobre o uso corriqueiro desses calçados.

Tudo que elas querem é beleza, altura e elegância. Desde a antiguidade que as mulheres recorrem ao salto alto para conquistar a aparência desejável. Mas, o uso desses calçados tem feito surgir, cada dia mais, problemas nos pés, nos tornozelos e na coluna vertebral.

“O salto alto modifica a forma de andar da pessoa. Geralmente, as mulheres, para se equilibrarem nesse tipo de calçado, jogam os ombros para trás e inclinam a cabeça para a frente. Essa situação modifica o posicionamento correto da coluna. Com o uso frequente de salto alto, todo esses esforço que o organismo faz para se equilibrar acaba por prejudicar a lombar e trazer deformidades aos pés”, explica Julio César Falaschi Costa, Ortopedista.

“Os pés são compostos de estruturas muito delicadas e complexas. Geralmente mulheres tendem a ter mais complicações adquiridas com o passar dos anos que os homens. Tudo isso se deve ao uso frequente de calçados inadequados, que não permitem o andar correto e o posicionamento da região plantar. Normalmente, os sapatos que as mulheres buscam são pensados na estética e não em conforto. Sapatos de bicos finos e salto alto reduzem a mobilidade dos pés”, afirma o Ortopedista.

Segundo o especialista em pés e tornozelos, o nosso andar é muito similar a um “mata borrão”. A passada deve atender os parâmetros de mobilidade, que ocorre primeiramente, com o choque do calcanhar, aplainamento do pé e desprendimento dos dedos de maneira anatômica. Com o sapato de salto isso não ocorre. “O salto alto, o bico fino e salto agulha, oferecem pouca estabilidade para o retropé, que é a parte de trás do pé, gerando uma sobrecarga do antepé, onde nós encontramos as piores deformidades nos dedos”, esclarece Dr.Julio César Falaschi Costa.

O uso desses calçados causam

– Joanetes ou hallux valgus, que é uma deformidade óssea encontrada no dedão, podendo ser dolorosa. Um desvio lateral do primeiro pododáctilo.
– Neuroma de Morton, que é uma lesão causada entre os nervos dos dedos do pé, causando dor e o deixando mais grosso.
– Deformidade em garra dos dedos menores, o que piora a cada dia o andar da mulher.
rasteirinha-e-salto-alto-3

Todas essas características podem surgir de maneira precoce se o uso desses calçados é muito frequente. “Em nosso consultório, nós chegamos a atender adolescentes e adultas jovens, com idade entre 17 e 25 anos, já com esses problemas no antepé, que tiveram que se subter a procedimentos cirúrgicos”, conta o Especialista.

Mas é possível conciliar a utilização desse calçado sem sofrer com os danos. O segredo é reduzir o tempo de uso e alternar os tipos de sapatos no decorrer da semana.

julio wilson sato 4 xx

Segundo o ortopedista, saltos de até 5 cm, oferecem uma determinada segurança. Já, calçados com elevação maior que essa, oferecem mais complicações e aumentam a pressão na planta do pé. Além de escolher sapatos com no máximo 5 cm de salto, é preciso também utilizá-los menos de 21 horas por semana. Os calçados chamados sneakers, embora com salto embutido, entram na categoria de salto, e oferecem os mesmos riscos.

Outro tipo de calçado muito utilizado que prejudica os pés é a rasteirinha. Esse calçado não oferece conforto e não possui nenhum tipo de mecanismo para absorver o impacto da caminhada, sobrecarregando os tornozelos e os joelhos. “Existe uma lei física que diz que toda ação que você faz contra o solo ele responde contra você da mesma maneira. Então se você utiliza esse calçado, seus pés sofrem diretamente esse impacto. Usar rasteirinhas é pior que andar descalço, pois descalço você tem um andar muito mais anatômico que com esse calçado”, alerta Julio Cesar Falaschi.

rasteirinha e salto alto 2

 

MGM Camisetas e Uniformes
MGM Camisetas e Uniformes