Rejuvenescimento completo do Rosto

Rejuvenescimento completo do Rosto

Botox e Preenchimento uma combinação de sucesso

O cirurgião plástico Dr. Leandro, fala sobre as vantagens da combinação de duas técnicas para se livrar das marcas que os anos deixam em nosso rosto, as marcas de expressão e rugas. A utilização do botox juntamente com o preenchimento tem trazido um rejuvenescimento mais eficaz em toda a face.

“O botox e o preenchimento podem ser substâncias para conquistar o tão sonhado rejuvenescimento facial. O botox atinge a porção superior da face; olhos, testa, região glabelar e alguns pontos estratégicos. Já o preenchimento dá volumetria à face e remove a flacidez causada pelo tempo ou emagrecimento, por isso é mais indicado para as regiões de sulco, lábios e maçã do rosto”, explica o cirurgião plástico, Dr. Leandro Barbosa.

Rejuvenescimento do Rosto
Rejuvenescimento do Rosto

Nos últimos anos o médico tem combinado as duas substâncias para o rejuvenescimento completo do rosto do paciente. Essa combinação permite não só a retirada das marcas de expressão, como também dar mais harmonia a face do paciente, deixando a expressão equilibrada e fornecendo um rejuvenescimento real das duas porções da face. O tratamento correto faz com que os anos passem e a juventude do rosto permaneça.

“Atualmente os grandes centros tem trabalhado com a associação dessas duas técnicas para combinar os resultados positivos que cada uma oferece. Assim, nós trabalhamos a ruga dinâmica, a que aparece ao movimento, com a toxina botulínica. Com os preenchedores, nós vamos repor a volumetria e trabalhar as rugas que não foram tratadas com o botox, as chamadas rugas estáticas”, informa Leandro Barbosa, cirurgião plástico.

Mas, quando recorrer a esses recursos de rejuvenescimento?

Atualmente jovens, com idade entre 20 e 30 anos, tem utilizado desses procedimentos para a remoção de marcas que aparecem no rosto. Ao contrário do que muitos pensam, é possível utilizar desses recursos em jovens, sem danos futuros. “A toxina botulínica serve a um grupo muito amplo, desde pacientes mais jovens até os de idade avançada, tendo em vista que o botox atende as necessidades de pacientes de 20 a 70 anos. Já os preenchedores, são indicados para pessoas que tenham mais de 37 anos. Usualmente, nós começamos a aplicá-lo após os 40 anos de idade”, esclarece o cirurgião plástico.

Muitos temem perder expressões do rosto com o uso frequente dessa medicação, medo que não ocorre na prática se o medicamento for manipulado da maneira correta e no tempo certo. “Mesmo iniciando o tratamento quando jovem e o renovando sempre, não há esse risco. A falta de expressões faciais só acontece quando o médico erra na dosagem injetada, usando em demasia a toxina botulínica. O botox deve ser usado de forma que se amenize a ruga sem remover a expressão do paciente. Outro fator que merece atenção, é o intervalo de aplicação do botox. Esse procedimento só pode ser feito a cada 4 meses. Em períodos menores que este, o organismo passa a gerar anticorpos e o procedimento perde seu efeito”, alerta Leandro Barbosa.

Dr. Leandro Silva Barbosa - Cirurgião Plástico
Dr. Leandro Silva Barbosa – Cirurgião Plástico

Mas, atenção! Uma vez iniciado o tratamento com o botox, o paciente não deve interromper esse procedimento. As aplicações devem se repetir dentro de 6 meses para dar a manutenção apropriada desse rejuvenescimento.

Todos os dois procedimentos são seguros, realizados em consultório, sem a necessidade do uso de anestesia e oferecem baixo risco de complicações ou alergias.

“É preciso apenas ficar atento às contraindicações. A toxina botulínica é contraindicada para gestantes, pacientes que tenham alterações neurológicas, pessoas que usam dosagens altas de relaxantes musculares e pessoas alérgicas a ovo, pois as toxinas botulínicas são desenvolvidas dentro do ovo”, adverte o Cirurgião.

Conheça os Benefícios do preenchimento:

“Os preenchimentos são indicados para quem deseja aumentar a maçã do rosto. Com essa técnica nós conseguimos ter uma maior projeção da região malar”.

Utilizamos ainda no sulco nasogeniano, para remover aquele famoso “bigode chinês” que se forma nos lados da boca. Podemos ainda dar ganho de volumetria em lábios, lembrando que esse ganho deve sempre respeitar o formato dos lábios já existente. Volume em demasia os deforma. Outras aplicações, onde nós indicamos o preenchimento, é para remover ou amenizar deformidades na face, sejam elas causadas por acidentes ou pelo uso frequente de medicamentos que causam atrofia da gordura.

Dr. Leandro Silva Barbosa - Cirurgião Plástico
Dr. Leandro Silva Barbosa – Cirurgião Plástico

O uso desses dois procedimentos é indicado para pessoas que perderam muito peso, mas ganharam flacidez e estão aparentemente mais velhas que a idade real. “Se essas duas combinações surtem resultados incríveis em pessoas que não sofreram tantas mudanças físicas, para uma pessoa que emagreceu muito nós sugerimos mais combinações que garantem um rejuvenescimento maior. Apenas a aplicação do botox e preenchedor atuará contra o envelhecimento e a flacidez, contudo para um resultado melhor, indicamos nesses casos, além do uso dos dois já mencionados, o uso de lazers, aplicação de CO², luz pulsada e a própria cirurgia”, orienta Leandro Barbosa.

É indicada a combinação desses procedimentos para dar manutenção a um procedimento cirúrgico. “Após um lifting facial, nós recorremos ao botox e ao preenchimento para dar leveza e durabilidade a esse lifiting”, conclui o Cirurgião.

Instituto Cellanova
Instituto Cellanova