A razão da sua dor no ombro pode estar no seu pé

A razão da sua dor no ombro pode estar no seu pé

dor no ombro

A musculatura ao redor das articulações precisa manter um equilíbrio entre força e flexibilidade em todas as direções a fim de sustentar cada articulação na posição ideal, sendo capazes de absorver choques e se mantendo saudáveis, evitando lesões.

Infelizmente o nosso corpo está constantemente sujeito a alterações do padrão de normalidade de equilíbrio, seja pelo sedentarismo, pela modernidade que nos mantém em posições erradas durante a maior parte do tempo, pelos movimentos repetitivos executados por anos, ou até pela atividade física inadequada.

Considerando que nosso sistema musculoesquelético funciona como uma unidade única, quando esse padrão de normalidade está alterado, origina-se um desequilíbrio musculo-articular num efeito dominó, gerando ações musculares compensatórias e surgindo então, as síndromes e lesões, muitas vezes distantes da origem do problema.
Quando há dor, o processo já está instalado e sua recuperação pode ser lenta e penosa, podendo chegar a nível cirúrgico e às vezes, nem assim se recuperarem. Além disso, limita-se a amplitude de movimento tanto nas atividades diárias quanto na prática de atividades físicas, alterando ainda mais o padrão de movimento e agravando o problema.

A situação pode ser amenizada com uma avaliação minuciosa, onde identifica-se possíveis alterações posturais, além dos desequilíbrios de força e flexibilidade. Através de uma seleção específica de exercícios e preocupando-se com a causa do problema, reorganiza-se as cadeias musculares e todo o padrão postural, recuperando o indivíduo e prevenindo futuras lesões.

Denise-BoletaDenise Boleta
CREF 02730-G/MG
17 anos de profissão
Proprietária do Studio Denise Boleta
Professora de Treinamento Funcional e Pilates Fitness
Graduação:
Educação Física – UNESP
Pós-Graduação:
Fisiologia do Exercício e Prescrição
de Treinamento Biomecânica da
Atividade Física e Saúde