Pilates – Stúdio Márgara

Pilates – Stúdio Márgara

Mais Saúde e Beleza

O método Pilates foi idealizado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, no início da década de 1920. O método tem como base um conceito denominado de contrologia. Segundo Pilates, contrologia é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto.

Para atingir os benefícios do Pilates e ter uma melhor eficácia na série de atividades, essa técnica utiliza alguns princípios como a concentração, respiração, alinhamento, controle de centro, eficiência e fluência de movimento.

BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES
• aumento da consciência corporal;
• aumento de força;
• maior controle muscular;
• integração corpo e mente;
• melhora da capacidade respiratória;
• aumento da flexibilidade;
• correção da postura;
• prevenção de lesões;
• aumento da auto-estima;
• alivio de dores musculares;
• perda calórica.

pilatesUm dos princípios fundamentais do método Pilates é que a “casa de força” (também chamado de Powerhouse, área abdominal localizada entre as costelas superiores e a pélvis, que envolve os músculos profundos da coluna e os centros de força do corpo) é o centro de todo movimento. Quanto mais forte a casa de força, mais poderoso e eficiente é o movimento. No geral, existem dois estilos principais: o Pilates Original e o Contemporâneo (por exemplo: funcional, aéreo e neopilates).

Original – Quando Joseph criou seu método, a Contrologia, fez um repertório de exercícios que vão evoluindo à medida em que o aluno consegue executá-los com perfeição, sendo isso uma tarefa muito desafiadora, levando em conta que as orientações são cheias de detalhes importantes e que fazem toda a diferença para se obter os benefícios do método.

Contemporâneo – O Pilates Contemporâneo tem vários subtipos, mas no geral devem seguir as regras e princípios da Contrologia, usando além dos equipamentos originais, novos acessórios, como Fit Ball ou Bola Suíça, Overball, TRX, faixas elásticas, entre outros.

Outra diferença é que quem trabalha com o Contemporâneo não faz uso de séries fixas e fica livre para criar em cima do método Original, mas deve sempre respeitar as orientações de Joseph. No Brasil é a metodologia mais utilizada.

Funcional – O Pilates Funcional trabalha equilíbrio, agachamentos e saltos, simulando atividades que realizamos no dia-a-dia, focando bastante no uso dos acessórios citados acima.

Aéreo – O Pilates Aéreo é uma variação do pilates Contemporâneo e faz uso do Columpio (em português, balanço). Os exercícios podem ser feitos com o corpo ou parte dele apoiado no chão ou totalmente suspenso. Essas posições mais desafiadoras costumam servir como estímulo para os praticantes que gostam de novidades.

Neopilates – O Neopilates tem a proposta de obter um maior gasto calórico com uma gama de exercícios que fazem uso de bases instáveis e movimentos mais lúdicos. Utiliza equipamentos próprios, bem diferentes dos originais (Core Skate, Skier, Lira, Slackline, Escada, Wall e Graviti), e acessórios (bolas, Toning Ball, Medicine Ball, cama elástica e disco de propriocepção).

Sempre há uma discussão sobre qual é o melhor método e nunca chegaremos a um consenso. A verdade é que, mais importante do que o tipo de Pilates, é seguir os princípios e realizar todos os movimentos com qualidade. No entanto, seja do jeito que for, o Pilates sempre deve dar ênfase na respiração e nos comandos detalhados do movimento que levam à qualidade de execução. O método, que hoje traz diversos benefícios, pode ser praticado por pessoas de todas as idades desde que procure um profissional capacitado para passar corretamente os exercícios.

fisioterapeutasAmanda P. Lopes
Crefito 22065LTT-F
Fisioterapeuta, Especializada em Pilates Original, Terceira Idade, Neopilates e Funcional.

Renata M.Dias
Crefito 79439-F
Fisioterapeuta, pós graduada em  dermato-funcional. Especializada em
Pilates Funcional, Original e infantil.

Rua Aquidauaba 81, Jd. dos Estados
Poços de Caldas
fone: (35) 3713-6651
facebook: studiomargara