Pilates é pra todos!

Pilates é pra todos!

Já, o professor de pilates tem que ser credenciado!

Você sabia que não basta ser fisioterapeuta ou educador físico para dar aulas de pilates? Na realidade a faculdade ajuda, mas não prepara esses profissionais ao ponto de se tornarem professores de pilates. Para que esses profissionais tenham a habilidade necessária para proporcionar reabilitação ou resultados reais utilizando esse método fisioterápico, deve-se fazer cursos de capacitação profissional. Alice Becker, pioneira do pilates no Brasil e Daniela Franco, fisioterapeuta e credenciada pela Physio Pilates do Brasil, falam da importância de ser um profissional capacitado para proporcionar recuperação através dessa prática.

alice-beckerHoje o principal certificado existente no Brasil em pilates é o oferecido pela Alice Becker, pioneira desta técnica no país desde 1991. “Montei em minha casa, em Salvador- Bahia, o primeiro estúdio brasileiro de pilates. Eu me estabeleci de volta ao Brasil depois de dois anos e meio cursando um mestrado em Dança na California Institute of the Arts, a Cal Arts, ao norte de Los Angeles, na Califórnia, EUA. O método pilates estava incluído no currículo e as aulas eram ministradas por Diane Severino que é muito conceituada neste meio. Interessada em me aprofundar no método, fui fazer a formação com Marie Jose Blom, em San Diego, durante um ano e meio. Em menos de um mês eu havia conquistado um domínio e precisão de movimentos surpreendentes. No final do meu treinamento ela me convidou para ficar nos EUA e trabalhar com ela no studio, mas eu tinha um compromisso com o governo brasileiro de voltar ao meu país e nele aplicar os conhecimentos adquiridos através da minha bolsa de estudos para mestrado da CAPES, por pelo menos dois anos, e eu assim fiz”, conta Alice Becker.

Hoje Alice Becker é responsável por formar novos profissionais e se tornaram educadores da equipe. A pioneira é também responsável por iniciar a produção de equipamentos de pilates no Brasil e fornecer para diversas cidades brasileiras e outros países como Uruguai, Paraguai, Argentina, Peru, Chile, Venezuela e Bolívia.

1 – Quais as vantagens do curso preparatório e da certificação?
Professores bem treinados, com formação completa, de qualidade e consistente, são o elemento essencial para que um cliente realize seu potencial e aprecie o processo de aprendizado em Pilates. Um curso completo que oferece a tecnologia de informação, incluindo muitas horas de prática e conceitos teóricos que embasam esse método, é fundamental na preparação de um professor responsável. Desta maneira garante-se qualidade, eficiência e segurança para o trabalho com seus clientes. Como dizia Joseph Pilates: “Roma não foi feita em um dia” e “Paciência e persistência são qualidades vitais para a completa e bem sucedida realização de qualquer projeto de valor”.

2 – Como funciona a certificação da Physio Pilates?
Primeiro exigimos uma formação acadêmica em dança, educação física, Yoga, fisioterapia, ou ainda de profissões relacionadas da área clínica, ou experiência de ensino de movimento de pelo menos 3 anos e conhecimento de anatomia funcional ou cinesiologia. Depois disso aulas práticas de pilates como aluno. O curso possui 7 etapas: A primeira é Pilates Mat (no Solo), depois um curso introdutório de Pilates em Equipamentos e depois 5 etapas de Formação Avançada, que inclui encontros presenciais para aplicação prática da teoria. Além de prática pessoal e de ensino, conta-se com inúmeras palestras online com a fundamentação teórica que inclui o que existe de mais atual em ciências de movimento e de comunicação, princípios do método pilates, histórico, raciocínio crítico para aplicação nas mais diferentes populações, incluindo precauções e contraindicações para patologias e populações especiais.

Durante o processo são exigidas horas de prática como aluno, sozinho e orientado por um professor com formação completa, e ainda horas de observação e assistência a um professor experiente. A formação inclui orientação e avaliação processual e a última etapa acrescenta material novo avançado, revisão e avaliação teórica e prática final.

3 – O profissional de pilates precisa se atualizar constantemente? Ou já é uma técnica sedimentada?
A comunidade internacional de Pilates acredita na necessidade de reciclagem a aprofundamento constantes para definir, manter e apoiar o compromisso com educação de qualidade por parte dos professores. Em 2003 criamos uma associação internacional de Pilates, a PMA (Pilates Method Alliance), nos EUA, para criar parâmetros de referência do método, incluindo todas as linhas de pilates existentes pelo mundo e discutindo as necessidades para uma formação adequada de um bom professor. Existe um repertório de exercícios de solo e em equipamentos que hoje serve como referência para todas as escolas de pilates no mundo.

Em 2005 a PMA lançou o Exame de Certificação da PMA®, um exame baseado em competência, projetado para garantir um ensino seguro para o público. Este exame é a única forma independente de medir competência de ensino de pilates, isento de interesses comerciais, que temos hoje disponível no mercado mundial. O número de professores de pilates certificados pela PMA cresce rapidamente devido ao padrão de competência e segurança como uma marca de profissionalismo. Para manter sua certificação da PMA, é necessária a atualização anual de no mínimo 16 horas de participação em cursos e atividades educacionais em Pilates e métodos afins, os famosos CECs (Créditos de Educação Continuada), ou refazer o exame anualmente, (exame que se modifica constantemente).

As escolas que possuem um reconhecimento da comunidade Pilates, por sua qualidade e competência, exigem hoje estas horas de CECs dos profissionais formados como forma de manter atualização e qualidade, ou que o profissional esteja em dia com a certificação diretamente com a PMA.

4 – Quais as vantagens para professores e alunos que recebem aula de um profissional certificado?
Para os alunos, uma garantia maior de receberem um atendimento seguro, eficiente e de qualidade. Para os professores, a tranquilidade de possuírem um conhecimento e um aprofundamento na compreensão do método pilates e as ciências que o fundamentam, que lhes instrumentará na sua aplicação com maior segurança e efetividade, atingindo com mais brevidade e eficiência os seus objetivos e os objetivos do seus clientes. Uma boa formação cria um diferencial no mercado em relação a outros profissionais e estúdios menos preparados, permitindo uma competição mais equilibrada, benéfica e justa.

Além disso, uma formação com reconhecimento internacional e que segue os padrões estabelecidos pela PMA, permite a inclusão no círculo do mercado de trabalho internacional de Pilates. Hoje um profissional aprovado pela Physio Pilates – Polestar Pilates, possui um “passaporte” que lhe facilita a conquista de trabalho com Pilates em todos os continentes. A Polestar Pilates é reconhecida internacionalmente por sua qualidade na formação de profissionais das diferentes áreas de atuação profissional, integrando os conhecimentos e também por introduzir o raciocínio crítico na aplicação desse método, permitindo seu uso amplo na prevenção, reabilitação e pós reabilitação.

Daniela Franco é gestora do Studio Daniela Franco de Pilates, ex-aluna de Alice Becker e referência em pilates no Sul de Minas como técnica de reabilitação clínica e ganho de condicionamento físico.

NOVIDADES:
Estética Facial e Corporal
– Drenagem Linfática Manual
– Massagem Relaxante
– Massagem Modeladora
– Limpeza de pele
– Tratamentos com o aparelho Heccus: redução de medidas, gordura localizada, celulite, fortalecimento muscular, drenagem linfática.

daniela-francoDaniela Franco
Fisioterapeuta graduada pela PUC-MG
Certificada pela Physio Pilates Polestar Education do Brasil.