Hospital Santa Lúcia Recebe Credenciamento Diamante

Hospital Santa Lúcia Recebe Credenciamento Diamante

O Hospital Santa Lúcia de Poços de Caldas é o primeiro do estado a receber a mais alta certificação de qualidade nos procedimentos de hemodinâmica. O credenciamento de Diamante só existe em cinco hospitais do país e um deles está em Poços de Caldas.

O Hospital Santa Lúcia é o primeiro hospital, fora do eixo paulista, a receber a mais alta certificação de excelência no atendimento de hemodinâmica. A certificação de Diamante, fornecida pelo IQG, Instituto de Qualidade de Gestão, só ocorre depois de uma longa análise dos procedimentos realizados, da aparelhagem utilizada e dos resultados apresentados pelo órgão que pleiteia a certificação.

Hospital Santa Lúcia Recebe Credenciamento SBHCI Diamante
Hospital Santa Lúcia Recebe Credenciamento SBHCI Diamante

Na prática, com essa certificação Diamante, quem ganha, é a população da Região Sul Mineira e Leste Paulista, que passa a contar com um atendimento próximo e imediato para problemas cardíacos e vasculares de excelência. Com a aparelhagem de primeiro mundo, disponível no Hospital Santa Lúcia é possível reverter um caso de infarto, dentro dos primeiros 40 minutos, sem que o paciente sofra com sequelas. “Graças à visão do Dr. Aun, nós reduzimos os riscos de nossos procedimentos cirúrgicos em 90%. Com essa aparelhagem nós conseguimos remover um coágulo de obstrução da artéria coronária por meio de cateter sem que o paciente sofra com procedimentos extremamente invasivos. Ele é também muito mais eficaz que intervenções medicamentosas, que dissolvem o coágulo, pois a remoção traz muito mais benefícios ao paciente e reduz os riscos de sangramento. Nós podemos afirmar que com o hospital Santa Lúcia, Poços está muito bem amparada no que se trata de reabilitar casos de infartos e AVC’S”, afirma Dr. Ricardo Bergo, Médico Hemodinamicista.

Para se chegar à certificação de qualidade Diamante, o Hospital Santa Lúcia passou por cinco anos de adaptações, treinamentos, estruturação da equipe de profissionais da hemodinâmica e aparelhagem. Segundo o diretor do Hospital, Dr. Assad Aun Netto, apenas hospitais paulistas possuíam essa certificação. “Em São Paulo quatro hospitais estão qualificados com esse selo. Na realidade, dois são Centros de Referência, que são o Incor e o Dante Pazzanese. Tirando esses centros, existem apenas dois hospitais com esse credenciamento, o Hospital Santa Paula e o HCOR”, explica Dr. Aun.

Estrutura Hospital Santa Lúcia
Estrutura Hospital Santa Lúcia

“Esse selo, vem dar o diagnóstico da qualidade do nosso serviço. Então pacientes de Poços ou da região são tratados aqui com o altíssimo nível das grandes cidades”, afirma o diretor do Hospital Santa Lúcia.

“…o Santa Lúcia é o Primeiro Hospital do Brasil a disponibilizar tratamento por hemodinâmica de primeira linha para o SUS…” Assad Aun Netto – diretor do Hospital.

Dr. Aun explicou, que antes dessa certificação, apenas pacientes particulares com grande recurso, ou com algum convênio especial, que sofria um infarto ou AVC, tinha condições de ser reabilitado por meio de encaminhamento para grandes centros. O que, mesmo assim, trazia riscos e desconfortos para os pacientes. Usuários do SUS, não tinham essa aparelhagem e corpo clínico disponível. “Agora nós temos aqui, um procedimento inovador que abrange todas as categorias, sejam particulares, usuários de convênios ou SUS, onde os pacientes recebem um atendimento de altíssimo nível. O Santa Lúcia é o Primeiro Hospital do Brasil a disponibilizar esse procedimento para o SUS, o que é muito importante, pois aqui o paciente do sistema único de saúde, ou de convênios, conta com o que há de melhor no tratamento do infarto agudo e AVC”, diz o Dr. Assad Aun Netto.

“Nós nunca vimos um hospital fora do eixo paulista com tamanha qualidade e eficácia no tratamento hemodinâmico” Rubens José Covello superintendente médico do IQG.

Segundo o superintendente médico do IQG, Instituto de Qualidade de Gestão, o Hospital Santa Lúcia atende criteriosamente a todas as especificações para aquisição do Certificado Diamante. “Nós nunca vimos um hospital fora do eixo paulista com tamanha qualidade e eficácia no tratamento hemodinâmico. O Santa Lúcia tem ainda mecanismos inéditos no país, como dois aparelhos para esse procedimento, o que permite agilidade no tratamento e ainda disponibiliza todo o quadro hemodinâmico aos usuários do SUS”, afirma Rubens José Covello, IQG.

“Nasci outra vez, o Santa Lúcia me tratou muito bem” Mauro Batista Ramos, paciente aposentado de 64 anos.

O aposentado, Mario Batista Ramos, 64, sofreu um ataque cardíaco enquanto trabalhava no próprio terreno. Os sintomas vieram rapidamente, dores no peito, falta de ar e acabou desmaiando. “Eu estava no meu terreno trabalhando, quando senti uma dor forte no peito e muita falta de ar. Desmaiei e fui atendido pelo SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e encaminhado para o Santa Lúcia. Fiz o Cateterismo e estou me sentindo muito bem. O atendimento que recebi aqui foi de primeira”, afirma o aposentado.

Hospital Santa Lúcia - Hospital do Coração
Hospital Santa Lúcia – Hospital do Coração

 

PoçosParquet
PoçosParquet