Fisioterapia através de Reabilitação Virtual

Fisioterapia através de Reabilitação Virtual

A reabilitação é um procedimento que exige o conhecimento sobre a enfermidade a ser tratada e as deficiências causadas no movimento. A cada dia torna-se mais evidente a necessidade de embasamento científico sobre o corpo humano e suas respostas fisiológicas para uma consistente tomada de decisão, visando recuperar as funções motoras, prevenir e reduzir os riscos de novas lesões.

Nas últimas décadas tem-se observado uma crescente disseminação de tecnologias de informação em diversos setores da sociedade. O homem vem desenvolvendo uma série de dispositivos tecnológicos (hardware e software) e a área de saúde vêm sendo impulsionada pelas novas tecnologias associadas aos programas de reabilitação.

A Reabilitação Virtual é mais uma tecnologia que pode ser usada para o tratamento fisioterápico em todas as idades, desde crianças até os idosos. Ela é capaz de criar um ambiente interativo e motivador, em que, dependendo do dispositivo utilizado, o fisioterapeuta pode manipular a intensidade e o feedback para criar tratamentos individualizados.

Essa técnica é realizada através de programas de exercícios baseados em jogos virtuais, contribuindo de maneira lúdica para a facilitação do treinamento funcional. Assim, permite que os pacientes que utilizam a reabilitação possam interagir com imagens em um ambiente simulado, tendo a sensação de estar no mundo real.

A reabilitação com o uso da tecnologia virtual é útil principalmente no que diz respeito à motivação de pacientes em algumas modalidades de tratamento. Essa tecnologia pode ser trabalhada também em idosos, pois os processos de envelhecimento aumentam as queixas de desequilíbrio. Esta alteração pode estar associada a diversos fatores como: degeneração do sistema vestibular, diminuição da acuidade visual, da capacidade de acomodar a visão, alterações proprioceptivas, déficits músculos esqueléticos (sarcopenia), hipotensão postural, atrofia cerebelar, diminuição do mecanismo de atenção e tempo de reação. Todas essas etiologias contribuem para promover alterações no equilíbrio da população idosa.

Para uma boa manutenção do equilíbrio existem várias formas que a Fisioterapia pode intervir, como em treinamentos proprioceptivos, cinesioterapia (exercícios) e com o uso da tecnologia Nintendo Wii. A quantidade e a duração das sessões semanais e o tempo total do tratamento, são fundamentais para a otimização das respostas.

Em sumo, a reabilitação virtual se apresenta como novo recurso terapêutico promovendo melhora no treino de marcha, ganho de força muscular, equilíbrio, proprioceptivo e cognitivo. A reabilitação virtual é utilizada em diversas áreas, sendo a mais comum a ortopedia e neurologia.

FABIANO-GONÇALVESFABIANO GONÇALVES
Crefito 93336-F

Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória Adulto e Infantil

A clinica tem objetivo de atuar na melhoria da qualidade de vida prestar serviços fisioterapêuticos nas mais variadas áreas de reabilitação que incluem a Ortopedia e Traumatologia, Neurologia, Geriatria, entre outros. Oferecemos atendimento home care.