A escolha da profissão e seus desafios

A escolha da profissão e seus desafios

A profissão pode ser considerada como uma das atividades de maior importância na vida de um adulto. Geralmente, é na adolescência que os interesses profissionais começam a ficar mais claros, com a tendência de se solidificarem até o início da vida adulta. Entretanto, é também nesta fase que se intensificam as dúvidas a respeito do futuro.

Escolher uma profissão é um momento de muito conflito para um jovem. Além de enfrentar as dificuldades próprias da adolescência, tendo que administrar muitas mudanças corporais, psicológicas e sociais que começam a acontecer, o adolescente se confronta ainda com mais esta questão: a decisão profissional.

Sem dúvidas, é importante que a pessoa se conheça para que decida qual atividade quer desenvolver na sua vida profissional. Neste processo de escolha, questões como identificações, aptidões, situações familiares e perspectivas para o futuro são importantes elementos de investigação. E o atendimento psicológico pode auxiliar nestas questões.
O objetivo da orientação é ajudar a pessoa a entrar em contato com suas habilidades. Ou seja, compreender o que lhe desperta mais interesse, quais seus pontos fortes e fracos e quais são suas metas são questões fundamentais. Através disso, pode-se perceber qual profissão tem maior afinidade com o perfil da pessoa e, então, junto com o Psicólogo, identificarem quais são as melhores opções de treinamento, de estudo e de procura de emprego.

Na Orientação Profissional, o papel do Psicólogo é facilitar a escolha da pessoa, auxiliando na compreensão de sua situação de vida, incluindo aspectos pessoais, familiares e sociais. Não é o Psicólogo quem escolhe. A Psicologia oferece seus instrumentos, visando proporcionar reflexão e autoconhecimento.

Uma escolha profissional madura, consciente e ajustada requer adquirir, analisar e integrar conhecimentos, desenvolvendo atitudes e habilidades que permitam aprender a decidir. Neste processo, é fundamental conciliar os interesses daquela pessoa com as possibilidades pessoais e também de mercado de trabalho, o que não é uma tarefa fácil. Por isso, a importância de ter um profissional capacitado auxiliando nesta escolha.

Paulo G. S. BarbozaPaulo G. S. Barboza
Psicólogo
CRP 04/46249

Av. Santo Antonio Nº200
4º Andar SL401 – Ed. Enterprise
(35) 99751-1308