Dificuldades na Amamentação?

Dificuldades na Amamentação?

Aprenda, com profissionais!

Todos nós sabemos do benefício da amamentação materna, tanto para a mãe quanto para o bebê, sendo também uma incrível maneira de construir intimidade e vínculo entre eles. Além do leite materno possuir todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver, os estudos demonstram que possui anticorpos que protegem a criança contra infecções, reduz o risco de doenças como diabetes e leucemia e diminui a tendência a problemas alérgicos, como dermatites e asma.

Para a mãe, auxilia na perda de peso, reduz o risco de depressão pós-parto, câncer de mama e de ovário, além da conveniência de oferecer ao bebê um alimento pronto, na temperatura certa e com altíssima qualidade.

Mas amamentar nem sempre é uma tarefa simples, as mulheres, em geral, preparam-se para o parto e acreditam que a amamentação seja automática por ser biologicamente determinada. Porém em muitos casos, não é o que acontece, surgindo então as dificuldades, contribuindo para o desmame precoce e consequentemente, para a introdução de leite artificial.

Diante às dificuldades, que são muitas – ingurgitamento mamário, fissuras, traumas mamilares, mastite, galactocele, baixo ganho de peso do recém-nascido, entre outras – há muitas pessoas que se prontificam a ajudar (com as melhores das intenções). Entretanto, sem conhecimento teórico e prático para isso, indicam leites, bicos, mamadeiras, compressas de forma inadequada, acarretando em mais problemas, piora do quadro instalado, desespero, tristeza, frustração, choro e desistência.

Todas as mães sabem da importância do apoio nesse momento para seguir em frente. Seja o apoio do companheiro, da mãe, dos amigos, da família, e porque não de um profissional especializado?

O consultor em amamentação é um profissional capacitado no auxílio, incentivo, apoio e manejo da amamentação, e atua no sentido de eliminar as dificuldades e problemas, favorecendo a continuidade do aleitamento. Este serviço trata-se de um acompanhamento especializado, obtido através de cursos, práticas, estudos e atualizações constantes, e pode ajudar a mãe e o bebê no início da amamentação, no seu estabelecimento, no retorno da mãe ao trabalho e também na decisão do desmame. Além disso, também auxilia bebês prematuros ou com alguma patologia instalada, bem como as mães adotivas que desejam amamentar seu filho, buscando um elo para a vida toda.

Ainda que a consultoria haja custo, o benefício deve ser pesado na balança. Por exemplo, ao decidir abandonar o aleitamento e iniciar a utilização de fórmulas artificiais, uma família gastará em média R$ 2.000,00 nos primeiros seis meses de vida do bebê, sem contar os bicos e os produtos disponíveis no mercado. No primeiro ano de vida, esse custo poderá ultrapassar R$ 4.000,00. A mãe que amamenta não terá esses gastos, e com orientação adequada para alimentação complementar saudável e manutenção do aleitamento até 2 anos ou mais, novamente haverá custos zero com leites, sendo que esse valor poderá ser revertido em melhor alimentação materna e incremento na alimentação saudável do bebê após os 6 meses.

As consultorias acontecem no domicílio da mulher, auxiliando a mãe e a família no estabelecimento da nova rotina com o recém-nascido. Para isso, há quatro tipos de planos para que a nova mãe possa se beneficiar, desde o mais simples, que consiste no auxílio quando a dificuldade já está instalada, ou planos mais completos que trabalham desde a prevenção durante o pré-natal, até o retorno ao trabalho ou futuramente, no desmame do bebê. Há também planos que, além do auxílio à amamentação, englobam o cuidado com o recém-nascido (banho, cuidado com o coto umbilical, etc.).

A amamentação ainda é carregada de muitos mitos, fazendo com que as mulheres acreditem não serem capazes de nutrir adequadamente seu filho. Por isso, procure ajuda, não fique sozinha, sofrendo ou isolada. Busque, pergunte, tire suas dúvidas, deixe-se cuidar e aprenda o manejo e as técnicas para superar as dificuldades. Seu bebê e sua família agradecem!

maria-doriseMaria Dorise Simão Lopes Gurgel

Graduação em Enfermagem
Pós-graduação em Saúde da Família
Pós-graduação em Saúde Pública
Mestrado em Ciências da Saúde
Consultora em Aleitamento Materno
Doula – Parto e Pós-parto
Enfermeira da Rede Municipal de Saúde
Docente da Faculdade Pitágoras, campus Poços de Caldas
Moderadora do Círculo Materno – Poços de Caldas

mariadorise@yahoo.com.br

(35) 99986-5217