CMO – Centro Médico Oncológico – Atividades Multiprofissionais

CMO – Centro Médico Oncológico – Atividades Multiprofissionais

O paciente oncológico apresenta múltiplas necessidades no decorrer do tratamento e pós tratamento. Por isso, consideramos como fator importantíssimo à integração das equipes no cuidado deste paciente.

Ideologia do CMO

O CMO - Centro Médico Oncológico especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer foi fundada em 22 de março de 2011, em Poços de Caldas/MG pelo especialista em oncologia Nímio Rafael Garcete Balbuena, com uma filosofia diferente no atendimento dos pacientes oncológicos, visando o atendimento diferenciado, personalizado e qualificado, com a participação multidisciplinar com incentivo na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer na área da cirurgia oncológica.

Nasceu do sonho de oferecer os mais modernos conhecimentos médicos aplicados no combate e cura do câncer. E durante estes quatro anos, nos comprometemos com a sociedade em nossa grande missão, a de salvar vidas, através do fomento de uma cultura de “Competência”, “Qualidade” e “Segurança”.
Com o passar do tempo, o CMO consolidou o seu nome, sendo reconhecido e respeitado por pacientes, familiares e médicos da região, pelo profissionalismo e pela busca constante de resultados positivos, prezando sempre a integridade e ética no seu atendimento.
Hoje, com o intuito de oferecer uma atenção completamente integrada na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, estamos ampliando nossos serviços com a criação da nossa segunda unidade, localizada na rua Dr. Davi Ottoni 640, oferecendo consultas nas diversas áreas da oncologia e serviço de quimioterapia ambulatorial e uma central de infusões de medicamentos.
O CMO acredita ter um papel a cumprir junto à sociedade, à comunidade e com os nossos clientes.
Entendemos que todos, somos igualmente impactados pelo câncer e que devemos agir em todas as frentes de batalha.

Enfermagem

A assistência de enfermagem compreende desde o acolhimento do paciente e sua família no centro de tratamento até sua orientação para a alta do tratamento. Além da assistência na administração dos antineoplásicos, o profissional atende o paciente individualmente nas consultas de enfermagem realizadas no início de cada protocolo.
A busca da excelência no atendimento do paciente é preocupação constante de nossa equipe. Além dos avanços científicos, o cuidado com o aspecto psicológico, o envolvimento em atividades complementares, o manejo da dor e o atendimento humanizado se tornaram fatores que representam um diferencial positivo para a boa evolução do tratamento do paciente. O aperfeiçoamento e atualização constante da equipe contribuem consideravelmente para estes aspectos.

A Estomaterapia é uma especialidade de atuação exclusiva do enfermeiro, que tem com finalidade o cuidado às pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas e incontinências anal e urinária, com foco nos aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação em busca da melhoria da qualidade de vida.

 

Nutrição

Na assistência nutricional, o atendimento é individualizado e leva em consideração as necessidades nutricionais, intolerâncias, preferências alimentares, estado clínico e efeitos colaterais de cada paciente. Tem o objetivo de manter e/ou recuperar o estado nutricional e amenizar os efeitos colaterais do tratamento antineoplásico. Proporciona orientação e suporte nutricional.

 

Fonoaudiologia

O serviço de Fonoaudiologia acompanha a evolução dos processos de deglutição, voz, fala e linguagem, através de fonoterapia funcional e equilibrada do paciente em tratamento de patologias oncológicas que possam ocasionar alterações na comunicação e/ou na deglutição.

Fisioterapia

A Fisioterapia Oncológica é um dos procedimentos que estão sendo adotados nesse sentido, tanto no pré, no pós de uma cirurgia de câncer como também durante todo o tratamento. O tratamento fisioterapêutico também é importante durante as fases de quimioterapia e radioterapia. Aqui nossa atenção está para o processo de sensibilidade do Sistema Imunológico.

Farmácia

Especializados e preparados para prestar atendimento com um alto padrão de qualidade, o farmacêutico do CMO é responsável pela manipulação dos medicamentos e pelo acompanhamento e orientação dos pacientes em tratamento quimioterápico sobre interação medicamentosa e riscos da automedicação.

Psico-oncologia

Os psicólogos atuam diretamente com os paciente e familiares em sessões individuais ou em grupos, facilitando a compreensão da influência que os fatores psicológicos desempenham em todo o processo de adoecimento.