Bruxismo e o uso da toxina botulínica

Bruxismo e o uso da toxina botulínica

Toxina Botulínica tornou-se um recurso terapêutico indispensável tanto na Odontologia quanto na Medicina. Utilizada há mais de 20 anos na área da saúde, a Toxina Botulínica também proporciona diferentes resultados terapêuticos nas diversas especialidades da Odontologia. Na DTM, Ortodontia, Prótese Dental, Implantodontia, Dentística, Pacientes Especiais, Periodontia e principalmente Estética Dental, a Toxina Botulínica proporciona controle do bruxismo primário e secundário ou da contração muscular indesejada. Desta forma, corrige sorriso gengival, dores de cabeça tensionais, protege os dentes contra fraturas e muito mais.

O QUE É BRUXISMO?
É o habito de ranger ou apertar os dentes durante o sono ou em vigília.

CAUSAS
Ocorre em pessoas de todas as idades e geralmente está relacionada ao alto nível de estresse emocional. Nas últimas décadas, o aumento do uso de alguns antidepressivos tem contribuído para o aumento da incidência do bruxismo conhecido como secundário e agravamento dos seus sinais e sintomas.

CONSEQUÊNCIAS
O bruxismo pode causar desgaste nos dentes, agir como um dos fatores frequentes de dor de cabeça, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ou formações ósseas na mandíbula ou maxila.

TRATAMENTO
Hábitos como mascar chicletes, morder ou apertar objetos devem ser eliminados durante o tratamento porque agravam o quadro muscular. Uma terapia paliativa, ou seja, que melhora ou alivia momentaneamente o problema, empregada para o bruxismo, é a utilização de placas acrílicas que protegem os dentes dos desgastes provocados pelo hábito.

Atualmente existem novas abordagens para o controle do bruxismo como a Toxina Botulínica. Consulte seu dentista e lembre-se que ele é o profissional mais indicado para fazer o seu diagnóstico e tratamento.

Luciana-VasconcelosDra. Luciana Vasconcelos
Rua Rio de Janeiro 314,sala 305
Poços de Caldas MG.
Telefone: 35 3721-1977