Cuidados Alimentares e Dermatológicos – Beleza

Cuidados Alimentares e Dermatológicos – Beleza

Alterações na estética da unha, pele e cabelo. Uma visão global, de sinais que alteram muito a autoestima.

A queda excessiva dos cabelos, unhas fracas, estrias e flacidez têm impacto significativo na aparência e podem ser fonte de preocupação para homens e mulheres. Uma avaliação minuciosa do médico nutrólogo e do dermatologista é de grande importância, já que estes sinais, aparentemente simples e muito frequentes, podem ser os primeiros sinais de problemas em outras partes do nosso organismo, necessitando uma investigação das características e das prováveis causas destes problemas.

A aparência das unhas de mãos e pés pode sugerir uma doença sistêmica subjacente. Em geral, unhas amareladas podem ser o primeiro sinal de uma doença renal, unhas quebradiças com sulcos transversais podem ser secundária a uma anemia, hipotireoidismo; unhas hipercurvadas, como vidro de relógio pode sugerir doença pulmonar ou doença inflamatória do intestino, como também a presença de descolamento da lâmina ungueal pode ser o primeiro sinal de psoríase. Uma avaliação especifica torna-se necessária.

A queda de cabelo pode ter diferentes causas. Costuma ocorrer quando há um desequilíbrio do corpo e a mente, associados ao estresse, doenças sistêmicas, dietas não balanceadas e/ou restritivas, absorção inadequada secundária a alergias alimentares, alterações da mucosa intestinal, como também alterações hormonais. Outras causas estão associadas a uso de determinados medicamentos, tração mecânica excessiva pelo hábito de uso de rabos de cavalo, bonés, por exemplo, assim como o próprio envelhecimento.

Nos últimos anos, os hábitos e estilo de vida sofreram modificações significativas, muito influenciados pelo ritmo de vida acelerado e aumento do consumo de alimentos industrializados, junk food, aumentando o consumo de carboidratos simples (como açucares e farinhas), por exemplo. Dentre essas mudanças também podemos apontar, o uso excessivo de antibióticos, anti-inflamatórios, laxantes e exposição á toxinas ambientais (uso de agrotóxicos nas plantações, antibióticos e anabolizantes em carnes para aumentar o rendimento dos mesmos). Esses fatores levam a alterações da mucosa intestinal e principalmente, a flora intestinal normal (chamada de probiótica: a favor da vida), causando a disbiose, que é o desequilíbrio destes microrganismos benéficos, que ajudam a digerir os alimentos, sintetizar vitaminas essenciais além de proteger a mucosa intestinal.

Assim, uma alimentação equilibrada e saudável é a forma mais recomendada para quem deseja evitar doenças e prevenir o envelhecimento, isso porque as vitaminas e minerais ajudam a combater os radicais livres, que são responsáveis pela degeneração precoce de células sadias do nosso organismo. Porém, sabe-se que a maioria das pessoas não ingere a quantidade necessária de nutrientes capaz de levar a esta proteção.

Devido a isso, a suplementação nutricional torna-se de grande importância, neste caso conhecidos como nutricosméticos, que são doses de vitaminas, minerais, aminoácidos, acido graxos entre outros, que têm como objetivo repor possíveis deficiências que podem influenciar no aparecimento de rugas, unhas fracas, queda de cabelo, flacidez, entre outros problemas estéticos. Hoje há uma oferta grande de produtos na indústria farmacêutica com este objetivo, porém uma avaliação individual por um médico nutrólogo e dermatologista elaborando um perfil das necessidades de cada paciente, leva a uma suplementação mais específica e, consequentemente, de resultados mais eficientes. Lembrando que a suplementação oral é um complemento para o tratamento, não substituindo o uso de cremes, hidrantes e outros procedimentos dermatológicos.

dra-rosane-correa-aterjeDra. Rosane Corrêa Aterje
CRM-MG 15.383
Graduada pela UFMG
Especialista em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN)
Membro da Associação Brasileira de Estudo para Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO)

 

 

dra-veridiana-yuri-de-lima-ikeda

Dra. Veridiana Yuri de Lima Ikeda
CRM-MG 68.824 / CRM-SP 156.404
Graduada pela Faculdade de Medicina Estadual de Marília – SP (FAMEMA)
Residência em Dermatologia pela FAMEMA
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Clínica Aterje de Otorrinolaringologia

Rua Ceará, 188 – 3º andar
Centro – Poços de Caldas
(35) 3722-7500