Atividade física para portadores de necessidades especiais – Spaço N2 Clínica Integrada

8

Atualmente sabe-se a importância da busca pela “qualidade de vida” e por isso, a N2 oferece a todas as pessoas que tenham uma necessidade especial, um treinamento adequado com profissionais qualificados capazes de trabalhar todas as modalidades que a clínica dispõe, adaptando a necessidade de cada um, como: o pilates, a natação, a hidroginástica, a hidroterapia, o treinamento funcional, fisioterapia, RPG etc.

O Pilates é uma técnica desenvolvida por Joseph Pilates. O método tem como base, um conceito denominado “Contrologia”, que segundo Joseph Pilates, é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. Os exercícios do método Pilates são, na sua maioria, executados na posição deitada. O objetivo é diminuir os impactos nas articulações de sustentação do corpo e principalmente sobre a coluna vertebral, permitindo a recuperação das estruturas musculares, articulares e ligamentares, particularmente da região lombo-sacral.

Essa atividade traz benefícios para todas as idades e promove níveis de condicionamento físico, pois os equipamentos podem ser ajustados para qualquer intensidade de exercícios uma vez que as molas podem auxiliar ou dificultar os movimentos, conforme a necessidade e o objetivo de cada indivíduo.

10Para idosos
Promove o aumento da força muscular melhorando a capacidade de sustentação e equilíbrio, evitando quedas que são muito comuns nessa faixa etária e melhorando a capacidade funcional do mesmo, tornando-o mais independente. Além disso, a atividade proporciona interação social, estimulando então a melhora da auto estima.


Para Gestantes

Estimula a área pélvica, glúteos e membros inferiores, proporcionando a melhora na sustentação da barriga da gestante, assim como da coluna, aliviando as dores lombares. Além disso, melhora a respiração otimizando a oxigenação e diminuindo a ansiedade. O resultado é uma gravidez mais saudável e a diminuição do tempo de recuperação pós parto.

Já a Fisioterapia é definida como a arte de curar, utilizando todas as técnicas de movimento. Existem dois tipos, a Convencional ou Cinesioterapia.
Na cinesioterapia são prescritos exercícios específicos para cada caso, como por exemplo: alongamentos, fortalecimentos ou relaxamento.
O local conta ainda com sessões de RPG, Reeducação Postural Global. O método foi criado na França e elaborado no Brasil na década de 80, consiste de uma técnica eficaz na prevenção ou tratamento de dores e alterações posturais, abordando o indivíduo de forma global e não apenas mantendo o foco do trabalho na queixa localizada deste paciente. Através das inter-relações da respiração com os músculos e o esqueleto humano, este método trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.

As indicações para realizar o RPG são inúmeras, desde pessoas com má postura sem sintomas, até patologias do sistema músculo-esquelético, como por exemplo:

Hérnia de disco;
Artroses;
Bursites;
Tendinites;
Fibromialgia;
Escoliose;
Hipercifose;
Hiperlordose lombar e cervical;
Dores na coluna;
Cefaléia tensional (dores de cabeça);
Encurtamentos musculares;
Pé plano e cavo;
Joelho valgo e varo;
Prevenção de lesões adaptativas.

Específico para as mulheres há também a Fisioterapia Ginecológica ou Fisioterapia Uroginecológica.

Esses trabalhos agem como preventivos e reabilitadores na saúde da mulher através da fisioterapia uroginecológica, atuando no tratamento conservador das disfunções urogenitais.

Indicações:
- Incontinência urinária e fecal;
- Flacidez da musculatura do Assoalho Pélvico (melhora a relação sexual, evita lacerações no parto normal);
- Episiotomias dolorosas;
- Dor Pélvica Crônica;
- Anorgasmia (ausência de orgasmo);
- Dispauremia (dor durante a relação sexual);
- Vaginismo (Contração Involuntária da vagina);
- Pós operatório de cirurgias ginecológicas;
- Trata os sinais clínicos recorrentes de algumas patologias, tais como as cólicas menstruais (dismenorréia), endometrioses, cistites de repetição, menopausa e outros sintomas.

A atuação da fisioterapia na saúde da mulher permite intervir sobre vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante as fases de vida da mulher, desde a adolescência até a fase adulta, passando pelo pe