As Vantagens da Medicina Nuclear

As Vantagens da Medicina Nuclear

A medicina nuclear é uma especialidade médica em franca expansão, que utiliza materiais radioativos com a finalidade diagnóstica e terapêutica, atendendo pessoas de todas as idades e proporcionando inúmeros benefícios para a medicina moderna. O grau de captação dos radiofármacos utilizados permite estudar a função dos tecidos, ou seja, baseia-se em uma análise funcional, o que contribui diretamente para o diagnóstico precoce, estadiamento e controle evolutivo de muitas doenças. Em Poços de Caldas a DIMEN representa um importante serviço no que se refere a exames e tratamentos utilizando a Medicina Nuclear.

Dimen - Medicina Nuclear
Dimen – Medicina Nuclear

“Buscamos ser a referência em exames e tratamentos utilizando radionuclídeos, somos certificados pela ISO 9001 desde 2003, possuímos onze unidades para atendermos nossos colegas solicitantes e pacientes, sendo nove delas no estado de São Paulo e duas no Sul de Minas Gerais (Poços de Caldas e Alfenas), nas quais realizamos a completa diversidade de exames e procedimentos que a Medicina nuclear oferece, tais como: cintilografias, cirurgias radioguiadas, terapias com radioisótopos, PET/CT e densitometria óssea.  A cintilografia é o exame mais conhecido, o qual permite diversas aplicações diagnósticas nas várias áreas de atuação da medicina, baseando-se na análise funcional de cada tecido e patologia em estudo. Embora a aplicação da medicina nuclear seja predominantemente diagnóstica, utilizamos alguns radioisótopos com finalidade terapêutica, particularmente no hipertireoidismo, no câncer da tireoide, em alguns tumores neuroendócrinos, no tratamento paliativo da dor óssea por doença metastática e sinovectomia.”, explica o médico nuclear da DIMEN Poços, Élison Alves Granjeiro.

Dentre os tratamentos com radioisótopos realizados em Poços os mais comuns são os voltados para as doenças da tireoide.

A tireoide é uma glândula que fica localizada na parte anterior do pescoço, abaixo da região conhecida como “pomo de Adão”. Os hormônios por ela produzidos agem de forma importante em vários órgãos do corpo humano, interferem, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor e no controle emocional. É fundamental que a tireoide esteja em perfeito estado de funcionamento para garantir uma vida saudável.

Dimen - Medicina Nuclear
Dimen – Medicina Nuclear

“A tireoide, que apresenta tamanha importância no controle do metabolismo do organismo, muitas vezes é acometida por patologias tanto benignas como malignas, diante disso procuramos auxiliar no tratamento de tais doenças utilizando radioisótopos com maior poder de ionização dos tecidos, como o iodo-131, administrado após preparo e condições peculiares das quais o nosso paciente é devidamente orientado”, explica Granjeiro.

Como citado anteriormente, a DIMEN também realiza as chamadas cirurgias radioguiadas, “corresponde a uma modalidade cirúrgica na qual a estrutura a ser removida está marcada com uma substância radioativa e será localizada por meio de um equipamento específico denominado gamma probe, proporcionando a vantagem em permitir uma localização precisa da estrutura de interesse por meio de uma cirurgia menos invasiva”, afirma o médico da DIMEN.

Dimen Medicina Nuclear Poços de Caldas
Dimen Medicina Nuclear Poços de Caldas

Oferece ainda a tomografia por emissão de pósitrons (PET/CT), também conhecida como Pet-Scan, que é um dos mecanismos mais modernos utilizados em imagens médicas realizado pela Medicina Nuclear e aplicado principalmente nas áreas de Oncologia, Neurologia e Cardiologia. Há alguns anos a DIMEN foi pioneira em instalar o equipamento de PET/CT no interior de São Paulo e atualmente trabalha com quatro equipamentos similares nas unidades  de Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo e Araçatuba. A PET/CT é composta pela união de duas tecnologias, cujo mecanismo apresenta larga vantagem quando comparado com outras modalidades diagnósticas.

Quando se fala de Medicina Nuclear muitos temem os efeitos colaterais, contudo, a empresa lida diariamente com dispositivos dentro dos minuciosos e devidos cuidados.  “Apesar de utilizarmos elementos radioativos a prática desta especialidade é segura, visto que seguimos os devidos cuidados e exigências aplicados nesta área de atuação médica. O objetivo é sempre a menor exposição à radiação, os aparelhos e as substâncias usados são submetidos a rigorosos controles e procedimentos de calibração para obtermos  imagens de qualidade com a utilização de radiofármacos em quantidades controladas e sob supervisão do médico especialista.  É fundamental que todos os exames realizados tenham a devida indicação médica. Temos também a vantagem de praticamente não possuirmos efeitos alergênicos, além da eliminação mais rápida dos radiotraçadores pelo organismo.”, esclarece Granjeiro.

A segurança dos exames realizados pela Dimen é tamanha que essas técnicas são aplicadas também em recém-nascidos. Durante o período em que a equipe da Revista Clínica esteve na empresa, um bebê, com apenas um mês de vida realizava um exame de cintilografia renal. Neste caso, o exame detectou problemas no funcionamento de um dos rins e graças a essa técnica será possível ajudar na resolução desta doença.

Olívia Sabores e Eventos
Olívia Sabores e Eventos