O segredo da qualidade de vida no trabalho

O segredo da qualidade de vida no trabalho

Existem diferentes formas de analisar a qualidade de vida que podemos ter no nosso trabalho. Salário, flexibilidade de horários e construção de carreira surgem como fatores principais, mas é importante ressaltar o mais fundamental de todos eles: o ambiente de trabalho. Ser ou ter um funcionário saudável é premissa básica para uma empresa produtiva. Pensar num ambiente de trabalho funcional é positivo para todos os setores hierárquicos das organizações, do chefe ao estagiário. Pode-se, com o devido planejamento, aumentar a produtividade e evitar faltas, licenças médicas, indenizações ou substituições de funcionários.

Sanvel - Móveis para escritório
Sanvel – Móveis para escritório

Segundo o IBGE, o brasileiro passa um terço do dia trabalhando. Exigir eficiência com tamanha carga horária requer elementos físicos importantes, por isso falamos cada vez mais em Ergonomia – conjunto de estudos que visa organizar as relações entre homens e equipamentos de trabalho. E isso se aplica desde empresas com maquinários industriais até escritórios e consultórios médicos, como pode ser o seu caso.

Sanvel - Móveis para escritório
Sanvel – Móveis para escritório

Um ambiente não pode ser apenas confortável e bonito, mas também precisa ser funcional. Pensando nisso, conversamos com os irmãos Gustavo e Adriana Araújo, administradores da Sanvel – empresa que produz móveis para escritório há mais de 30 anos, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos e personalização de atendimento. Gustavo afirma que hoje em dia é possível planejar um ambiente de trabalho ergonômico com custo muito mais baixo que no passado. “O mercado de mobiliário oferece infinitas soluções ergonômicas: cadeiras, poltronas e mesas de trabalho com designs diferenciados, que cabem em qualquer bolso” – diz ele. Minucioso, Gustavo ressalta a importância até mesmo do simples acabamento em mesas: “sem a fita de borda, que faz o acabamento em mesas, o usuário pode se machucar, pois é onde apoiamos o braço para utilizarmos o teclado do computador”.

Foi pensando em detalhes como este que os irmãos Araújo decidiram modernizar todo o processo de fabricação da empresa, buscando um maquinário diferenciado e que seguisse as normas de ergonomia. Sobre isso, Adriana é categórica ao afirmar: “diariamente nos deparamos com empresas dispostas a investir na qualidade de vida no trabalho de seus colaboradores, afinal esse investimento reflete diretamente no desempenho de cada um deles que, com cadeiras e mesas adequadas, não sentem dores na coluna e nos braços”. A Sanvel se vale do discurso que oferece às pessoas uma experiência que a própria empresa aprova: “toda a nossa equipe trabalha em ambientes ergonômicos; hoje em dia passamos muitas horas sentados no trabalho, por isso é fundamental estarmos num ambiente confortável, bonito e, sobretudo, ergonômico” – finaliza Adriana.

 

 

Sanvel - Móveis para escritório
Sanvel – Móveis para escritório

 

Pietro Casa do Chope Poços de Caldas
Pietro Casa do Chope Poços de Caldas